Bem Estar Animal refere-se a uma boa ou satisfatória qualidade de vida que englobam alguns aspectos como saúde física e mental, felicidade, longevidade e capacidade de se adaptar ao seu meio ambiente, não apenas para os animais de companhia mas também para os animais de produção e pesquisas.
Existem muitas perspectivas sobre como obter essa qualidade de vida, porém existem diversas opiniões, não podendo serem consideradas certas ou erradas. Para manter um consenso sobre esse assunto, o Professor John Webster criou a teoria das "Cinco Liberdades dos Animais", que visa o ponto de vista dos animais:
1- Ser livre de medo e estresse
2- Ser livre de fome e sede
3- Ser livre de desconforto
4- Ser livre de dor e doenças
5- Ter liberdade para expressar seu comportamento natural
Com isso o BEA mostra três princípios básicos que auxiliam os estudos e o convívio com os animais: sentimento/comportamento (pois os animais são sencientes, ou seja, possuem sentimentos); funções biológicas (necessidades básicas e fisiológicas) e as características da sua vida natural (expressar seus comportamentos naturais). Quando o assunto são os animais, a ciência e a ética devem andar juntas para que no final homem e animal sejam beneficiados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário