segunda-feira, 30 de junho de 2014

Meu cãozinho come fezes! O que eu posso fazer??

Muitos cães tem o hábito de comer fezes que é a chamada coprofagia. Este é um dos problemas mais relatados hoje em dia pelos proprietários que repugnam esta ação.

Existem diversas causas para este problema, por isso é tão importante ir ao veterinário para que juntos vocês consigam identificar qual o problema e tentar resolvê-lo.

Os cães diferem muito quanto a esta questão, alguns comem suas próprias fezes, outros comem as fezes de outros animais e outros comem ainda fezes humanas.

As fezes não são repugnantes para os cães quanto são para nós, muitas vezes são vistas como petisco por eles.

O mais comum é com os filhotinhos por uma questão instintiva e a tendência é melhorar com o tempo. Porém existem diversos outros fatores além do instinto.

A carência por nutriente pode levar os animais a este ato como por exemplo um cão com vermes ou subalimentado (com fome). Deficiências de enzimas pancreáticas ou digestivas fazem com que saiam nutrientes nas fezes tornando-as agradável e palatável ao cão.

A má digestão que pode ser por questão metabólica ou por superalimentação (quando o animal come muito de uma vez só ele não aproveita todos os nutrientes oferecidos e estes saem nas fezes, atraindo-o) também é um fator.

Por vezes, as cadelas podem comer as fezes dos seus filhotinhos para manter um ambiente limpo para eles.

Alguns cães que tem deficiência de atenção também podem expressar este comportamento, por exemplo, quando ficam muito tempo sozinhos e presos. Assim chamam a atenção do proprietário.
Outro fato importante é a punição excessiva quando o animal faz as fezes no local errado ( ele come estas no intuito de escondê-las).

E por fim manter o animal em local próximo de onde ele dorme, defeca e come pode induzi-lo a comer as fezes para deixar seu ambiente mais limpo.

Embora seja um comportamento comum, esta prática pode trazer problemas aos animaizinhos como contaminações com bactérias, vermes e zoonoses.

É muito importante identificarmos qual o problema de cada animalzinho para a melhor solução com a ajuda de um médico veterinário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário