Os pássaros em cativeiro tem uma alimentação bem diferente daqueles na natureza, portanto é fundamental darmos uma alimentação bem balanceada para o nosso bichinho tentando chegar o mais próximo da diversidade nutricional que eles necessitam. Cada espécie de pássaro tem uma necessidade diferente, juntando todas estas encontramos a melhor alimentação pro seu amiguinho.
Podemos optar pela mistura de sementes, rações específicas (já existentes no mercado), frutas, verduras e legumes. Assim, conseguiremos disponibilizar uma melhor quantidade de nutrientes para o nosso amiguinho.
É muito importante lembrarmos que um passarinho merece mais do que só a mistura de sementes, principalmente por terem um grande teor de gordura levando à distúrbios nutricionais e fisiológicos. Além disso, devido ao mal armazenamento muitas delas podem agrupar tipos de fungos que podem prejudicar seu animalzinho adoecendo-o.
O ideal é que sua alimentação base seja a ração (justamente por ser mais balanceada promovendo longevidade ao seu passarinho), e as sementes um “petisco”. Para se fazer a mudança da ração para a semente é importante que seja de forma gradual misturando mais da semente de costume e menos da raçãozinha nova evoluindo a cada dia para mais da ração nova e menos da semente. Os pássaros preferem as sementes por que são mais oleosas e mais palatáveis, portanto no começo é bem difícil esta troca, mas depois eles se adaptam super bem.
Algumas frutas que podem ser dadas: Banana, maçã, laranja, mamão.
Alguns legumes e verduras como: Couve, almeirão, escarola, brócolis, cenoura, beterraba, chuchu, jiló, pimentão. É sempre melhor investir nas verduras escuras, evitando, por exemplo, o alface (pode causar diarréia devido ao seu teor de umidade). Não se esqueça de sempre lavar bem os alimentos oferecidos.
Uma dica muito legal é fazer “brinquedinhos” com o alimento para estimular o seu animalzinho.
E não esqueça de sempre consultar seu veterinário!
Nenhum comentário:
Postar um comentário